Se já não bastasse a tecnologia existente por trás do e-commerce, a Internet das Coisas faz toda a diferença e impacta diretamente as vendas online.
A IoT, como também é conhecida essa tecnologia, faz parte da quarta revolução industrial e avança a passos largos, ela já é realidade no setor de logística e industrial, por exemplo, e também ocupa espaço no comércio digital.
Essa situação não poderia ser diferente, pois, o e-commerce no ano de 2021, segundo dados apresentados pela Neotrust, obteve um crescimento de 27% se comparado ao ano anterior, atingindo um faturamento de R$ 161 bilhões.
Diante desse sucesso, as empresas do segmento cada vez mais implementam novas soluções que venham a atender a demanda e as expectativas do consumidor.
Neste artigo, apresentamos de que maneira a Internet das Coisas pode impactar ainda mais as vendas do e-commerce. Continue lendo e saiba detalhes sobre esse assunto!
O que é a Internet das Coisas?
Internet das Coisas é a tecnologia que conecta objetos às redes de computadores espalhadas pelo mundo.
Como exemplo, temos os automóveis que se conectam à internet e possibilitam que os passageiros utilizem suas redes sociais ou assistam seus programas favoritos sem precisar utilizar seus smartphones.
Por falar em automóveis, hoje já existem caminhões autônomos que trafegam utilizando a tecnologia IoT sem a necessidade de motoristas, inclusive no Brasil.
Outros exemplos já utilizados no dia a dia são:
- termostatos que ligam ou desligam aparelhos de ar-condicionado e aquecedores,
- iluminação e equipamentos que funcionam ao comando de voz,
- medidores de pressão arterial e batimento cardíacos em smartphones, etc.
Já estamos vivendo essa realidade e o e-commerce descobriu também possibilidades interessantes que podem ser utilizadas com máximo aproveitamento desses conceitos.
Qual é a relação da tecnologia com o e-commerce?
Através da IoT, o aprimoramento de algumas ações tende a se tornar uma agradável surpresa aos clientes de uma loja virtual.
Usando a mesma tecnologia das indústrias e dos exemplos apresentados, sistemas podem capturar dados das residências dos consumidores e fornecer soluções que venham a atender a alguma demanda existente.
A possibilidade de um termostato apresentar a temperatura ambiente ou uma geladeira fornecer o estoque armazenado em seu interior, por exemplo, pode criar situações que já começam a ser observadas pelos grandes players de mercado.
Para que isso aconteça, basta que o objeto informe, através da internet, o que falta e o que poderia ser oferecido para melhorar a situação daquele ambiente.
Um exemplo é a Amazon que nos Estados Unidos, já há algum tempo, permite a compra de mercadorias de forma autônoma a partir do report dado pelos refrigeradores de itens em falta.
A Internet das Coisas permite que objetos e redes se comuniquem, onde ocorre:
- captura de dados,
- análise das informações,
- decisão inteligente por alguma ação,
- retorno com alguma solução ao usuário.
Como a IoT é aplicada no e-commerce?
A IoT e o e-commerce já estão se relacionando há algum tempo, onde medidas já começam a ser desenhadas aqui no Brasil, como, por exemplo:
- controle de velocidade de acesso e melhora da performance do site da loja,
- antecipação de possíveis falhas e ajustes automáticos,
- adaptação e mudanças nas lojas a partir das “buscas” realizadas pelos usuários.
A integração dos objetos com as redes possibilita que ações ainda não imaginadas passem a ser realidade em pouco espaço de tempo, afinal, a tecnologia existe, restando tão somente providenciar a sua integração.
Em pouco tempo, processos de compras serão feitos de forma automática sem a necessidade da intervenção humana, quando equipamentos enviarão pedidos de forma automatizada às lojas virtuais a partir de uma simples programação.
Agora que você já faz ideia do que está sendo reservado para um breve futuro, leia nosso artigo que apresenta as tendências da indústria 4.0: um mundo híbrido e multinuvem!