Nenhum comentário

Não existem mais dúvidas a respeito da importância da automação industrial no mundo globalizado que vivemos.

Para competir e conquistar espaço no mercado, é fundamental modernizar o processo produtivo, melhorando a qualidade dos produtos, reduzindo custos e sendo competitivo para enfrentar a concorrência.

Segundo informações publicadas no Índice de Automação do Mercado Brasileiro 2020, pesquisa realizada pela GS1 Brasil em parceria com a Gfk, apesar dos problemas envolvendo a pandemia do Coronavírus, a indústria nacional:

  • expandiu a automação em 2% se comparado ao ano de 2019,
  • cresceu 4% desde que os números começaram a ser mensurados (2016),
  • 43% das indústrias reteram investimentos no ano de 2020 em função da pandemia.

Mesmo com a retenção dos investimentos e com a crise estabelecida, a automação industrial, ainda que timidamente, vai sendo incorporada às atividades industriais em todo o Brasil.

Nesse artigo alertamos para 5 erros comuns cometidos no processo de automação que sua empresa deve evitar. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Erros comuns na automação industrial

A automação industrial deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade premente para as empresas que desejam crescer e conquistar seu espaço.

A Indústria 4.0 é uma realidade em todo o mundo e a cada dia recebe maior atenção pelos empreendedores brasileiros.

No entanto, 5 erros são cometidos nesse processo que poderiam ser facilmente evitados:

Não desenvolver um planejamento adequado

O sucesso da implantação da automação industrial depende de um bom planejamento, onde possam ser definidas as prioridades e as implementações que possam colaborar imediatamente com os resultados da empresa.

O ideal é começar pelos processos mais fáceis de serem implantados, onde vantagens sejam imediatamente percebidas e os investimentos com equipamentos e capacitação de equipes sejam menores.

Falta do dimensionamento do projeto

Medir os resultados é fundamental para uma avaliação a respeito do retorno obtido, portanto, conhecer a capacidade e métricas atuais é um passo determinante para se obter o dimensionamento do projeto.

Sua indústria precisa saber:

  • tempo gasto por unidade fabril,
  • número de operadores do processo,
  • matéria-prima utilizada,
  • retrabalhos,
  • capacidade instalada (quantas peças são produzidas em determinado tempo).

A partir dessas informações, pode-se prever os ganhos obtidos com a automação e quais são as melhores soluções a serem implantadas na empresa.

Não envolver os colaboradores no processo

O sucesso da automação industrial está diretamente ligado ao envolvimento da equipe de colaboradores.

É verdade que a implantação da automatização irá substituir parte da mão de obra humana, no entanto, é vital para a alavancagem da operação que os colaboradores entendam as mudanças e sejam identificados aqueles que poderão contribuir com o projeto, bem como que esteja clara a realocação de pessoal para setores que ainda não foram automatizados.

Não realizar a manutenção do sistema

Equipamentos e processos automatizados apresentam menos falhas do que sistemas tradicionais, no entanto, elas também acontecem.

A manutenção dos sistemas de automação industrial é fundamental para que os resultados desejados atinjam seus objetivos, portanto, não basta implementar as soluções, é preciso acompanhar e realizar as correções necessárias para se obter o sucesso.

Não contar com um parceiro experiente para a implementação dos sistemas de automação

Diferente dos sistemas tradicionais, a implementação da automação exige profissionais capacitados e experientes.

Desconsiderar a contratação de uma empresa que possa contribuir para o sucesso do projeto é colocar em risco a operação, pois, a falta de conhecimento em relação ao todo e aos detalhes podem conduzir a empresa a erros que devem ser evitados.

Contar com quem conhece do assunto traz grandes benefícios para a operação, tais como:

  • melhora a qualidade dos processos e produtos,
  • agiliza os processos produtivos,
  • diminui os erros operacionais,
  • promove a segurança no chão de fábrica,
  • flexibiliza a linha de produção.

Se sua indústria está estudando as possibilidades de modernização e implantação da automação nas linhas produtivas, conte com a Yukon, uma empresa que desde 1991 presta serviços na área e colabora com o sucesso de centenas de indústrias espalhadas por todo o Brasil!