A indústria de Óleo e Gás passa por desafios enormes. Existe uma forte pressão externa baseada na tendência de baixa no valor do barril de petróleo, assim como forte pressão interna com os cortes significativos no investimento da Petrobras. Há uma redução perceptível dos grandes projetos de exploração da última década, dando lugar a projetos de melhoria de performance, otimização e manutenção do parque instalado. A participação da Yukon nessa indústria está focada na cadeia de downstream (refino, terminais e distribuição). Nesse ambiente, a automação e controle de processos são bastante intensos e é onde a Yukon possui grande conhecimento e experiência. Nossos serviços podem ajudar as empresas desse ramo a aumentar a produtividade, segurança e reduzir variabilidade, resultando em maior eficiência nas operações. A flexibilidade e gestão de produção também são itens muito relevantes para essa indústria, já que vários derivados de Petróleo são produzidos na mesma unidade de refino e são armazenados e transportados pelos dutos e terminais.

A Yukon tem grande experiência em projetos para essas indústrias e possui CRCC para Petrobras e BR Distribuidora, com cases de sucesso interessantes.

Indústrias de Óleo & Gás e Energia se beneficiam da automação para aumentar a produtividade, segurança e reduzir variabilidade, resultando em maior eficiência nas operações.

Casos de Sucesso

Sistema de Controle de Ordens de Operação em Transferências de Produtos entre Refinarias e Terminais de Tancagem – Rio de Janeiro – RJ – (2005)

O objetivo deste projeto é controlar as Ordens de Operação de Transferências de Produtos entre Refinarias e Terminais de Estocagem. O operador recebe as ordens de operação via GPRS em um PDA (com sistema de supervisão Indusoft) que se comunica com um banco de dados SQL Server que gerencia tais procedimentos. As interfaces foram desenvolvidas utilizando tecnologia para Web. A definição dos modelos de dados, bem como a sua otimização, fez parte dos serviços sob a responsabilidade da Yukon.

Sistema de Automação para a Usina de Enriquecimento de Urânio da INB – Resende – RJ – (2004 – 2007)

A YUKON foi responsável pelo fornecimento do Sistema de Automação para a Usina de Enriquecimento de Urânio da INB, localizada em Resende – RJ. O CLP utilizado foi o GE FANUC 90/30 com remotas Versamax I/O. O Supervisório foi o IFIX. A quantidade de pontos de I/O foi de,  aproximadamente, 1500, enquanto que o número de telas gráficas em torno de 60. Foram desenvolvidas mais de 50 receitas operacionais.

Dentre as atividades executadas pela YUKON, podem ser salientadas as seguintes: desenvolvimento do aplicativo do Sistema de Supervisão; desenvolvimento do aplicativo do CLP;

montagem dos gabinetes dos CLP’s/Unidades Remotas; treinamentos; testes do sistema; partida / teste de desempenho; documentação.

Disponibilização do Poder Calorífico Superior (PCS) do City Gate de Barra Mansa – Itajaí – SC – (2008)

Este projeto contemplou a configuração de um computador de vazão FLOBOSS (EMERSON) e interligação do mesmo via ModBus a uma estação de aquisição de dados UTR (CLP SLC-500). Posteriormente, o valor do PCS seria repassado ao consumidor final através de uma remota da ControlMicrosystem (Scada Pack), além de ser enviado ao CCO (Supervisório Oasys) via VSAT.

Migração do Sistema de Supervisão IFIX – Rio de Janeiro – RJ – (2008)

Instalação do Software de Supervisão IFIX 2.5 em duas estações de operação da Unidade da BR localizada no Aeroporto Tom Jobim – RJ.

Consultoria Técnica de Automação Industrial e Controle de Processos – Rio de Janeiro – RJ – (2008 – 2009)

A YUKON foi contratada pela PETROBRAS para fornecer consultoria técnica na implantação de melhorias de estratégias de controle e automação de processos presentes em plataformas de produção de petróleo.

Automação dos Subsistemas de Ventilação – Resende – RJ (2009 – 2010)

Este projeto contemplou a Implantação de um Sistema Digital de Controle com CLP ROCWELL (SLC-500) e Sistema de Supervisão IFIX. A YUKON foi responsável pelas seguintes atividades:

  • Especificação Funcional;
  • Configuração do Controlador Lógico Programável SLC-500;
  • Configuração do Software Supervisório FIX32 e IHM;
  • Projeto dos Painéis do CLP e IHM’s;
  • Teste de Plataforma;
  • Teste de Campo e Comissionamento do Sistema;
  • Documentação;
  • Treinamentos;
  • Fornecimento dos Painéis do CLP e IHM’s.

Automação da Fase II da Usina de Enriquecimento de Urânio da INB – Resende/RJ – (2008 – 2010)

Este projeto contemplou a Implantação de um Sistema SCADA baseado em arquitetura GE (CLP´s 90:30 e Supervisório IFIX). A YUKON desempenhou as seguintes atividades:

  •  Elaboração de Diagramas Lógicos;
  • Projeto e Fornecimento dos Painéis dos CLP´s;
  • Configuração do Controlador Lógico Programável GE 90-30;
  • Configuração do Software Supervisório IFIX;
  • Teste de Plataforma;
  • Teste de Campo e Partida do Sistema;Documentação.

Modernização do Sistema de Supervisão das Fábricas de Enriquecimento, Pó e Pastilha – Rio de Janeiro – RJ – (2009-2010)

Este projeto contemplou a migração e atualização de Licenças de FIX 32 para IFIX, conforme atividades descritas a seguir:

  • Levantamento Inicial;
  • Migração Telas de Operação Existentes (VAC, Tancagem e Efluentes) do FIX32 para o IFIX;
  • Migração Base de Dados / Comunicação Existente do FIX 32 para o IFIX;
  • Migração Telas de Registro Histórico Existentes do FIX 32 para o IFIX;
  • Migração das Receitas (Efluente/VAC) de VB do FIX 32 para IFIX;
  • Configuração do Driver de Comunicação Ethernet do FIX32 para IFIX;
  • Migração das Telas/Base de Dados/Históricos das 10 (dez) Estações do Enriquecimento;
  • Configuração Relatório de Alarmes e Eventos;
  • Testes de Plataforma;
  • Comissionamento;
  • Documentação.

Implantação de Lógica de Válvulas de GN no CityGate da TERMORIO – Duque de Caxias – RJ (2010)

 Alterações e configurações no CLP SCADA Pack 32 responsável pela lógica das válvulas on-off do CityGate da TERMORIO e comunicação com o CNCO via VSAT.

Estudo de Soluções para Automação – Rio de Janeiro – RJ – (2007)

Elaboração de  um estudo de alternativas tecnológicas para o projeto de automação da unidade de BioDiesel. Esta atividade consistiu em sintetizar em um relatório as vantagens e desvantagens entre as duas plataformas de Sistemas Digitais de Controle que poderão vir  a ser utilizadas: Sistema SCADA (Scan, Controland Data Acquisition) com um Sistema de Supervisão e CLP’s (Controladores Lógicos Programáveis) e SDCD (Sistema Digital de Controle Distribuído).

O serviço ainda contemplou a elaboração da Especificação Técnica do SDCD (solução vencedora) a ser fornecido.

Configuração dos CLP’s Scada Pack – Integração com UPS’s – Rio de Janeiro – RJ (2010)

Configuração do CLP Scada Pack para leitura de variáveis de UPS´s via rede RS-485 Modbus RTU. Estas variáveis deverão ser enviadas ao CNCO através de rede VSAT existente. Este serviço foi executado igualmente para seis PE’s (Ponto de entrega de Japeri, Ponto de Entrega Termorio I/II, Ponto de Entrega Barbacena, Ponto de Entrega São Brás do Suaçui, Ponto de Entrega Paracambi; Ponto de Entrega Igrejinha;
Testes de Plataforma;
Comissionamento;
Documentação.

Upgrade/Redundância do IFIX da Unidade do Aeroporto Tom Jobim – RJ – Rio de Janeiro – RJ – (2009)

  • Migração do aplicativo do Software de Supervisão IFIX 2.5 para a versão mais atualizada disponível, incluindo a migração de telas, histórico, alarmes, base de dados e driver de comunicação.
  • Modificação da configuração de todos os nós lógicos do Sistema de Supervisão em função da instalação do pacote de Redundância de servidores SCADA. Todos os links dinâmicos de todas as telas foram modificados, além do driver de comuncação com os CLP´s.
  • Teste de plataforma da nova arquitetura na YUKON.
  • Instalação da nova versão do IFIX junto com o aplicativo modificado na Unidade do Aeroporto Tom Jobim.

Implementação de Computador de Vazão no CityGate de Barra Mansa – Barra Mansa – RJ – (2008)

Este projeto contemplou a Implantação de um Computador de Vazão Flowboss 407 da EMERSON no CityGate de Barra Mansa, incluindo a sua instalação, integração à rede Modbus existente e configuração do CLP Scada Pack 32 para aquisição/escrita de valores no mesmo.

Serviços de Projeto, Fornecimento, Instalação e Integração de Unidades de Interface de 22 City-gates da Malha Sudeste – Sudeste – Brasil – (2006 – 2007)

Este projeto consiste na instalação de uma interface entre a UTR existente em cada City–gate e os clientes consumidores da Transpetro. A UTR é composta por uma CPU Scada Pack 32 e seus respectivos cartões de I/O, e se comunica via RS-485 com o computador de vazão e cromatógrafo. A interface instalada irá se comunicar com a UTR via RS-485 (Modbus RTU) e consiste em um Scada Pack Light. A Yukon modificou a programação ladder das UTR’s para contemplar as novas unidades de interface, programou a unidade de interface com clientes, forneceu projeto de detalhamento, forneceu e instalou os painéis com as unidades de interface, construiu caixa e envelope de concreto entre abrigo e a estação do cliente, além do fornecimento e lançamento dos cabos de comunicação e alimentação, execução de testes de campo e emissão de documentação.

Melhorias no Sistema de Automação da Estação de Medição – Itajaí (EMED) – Itajaí – SC – (2007)

Migração da lógica de medição da EMED de um CLP 5/80 para outro CLP 5/30 (Rockwell). Este aplicativo final também contemplou uma rotina de comunicação com o CLP 5/80 visando implementar a troca de dados via DH+ entre os mesmos.

Manutenção nas Estações de Compressão – ESVOL / ESTAP / ESMAN – Duque de Caxias – RJ – (2005)

Modificação dos programas dos CLP’s GE Fanuc 90-30 (ESMAN e ESTAP) e SLC 500 (ESVOL) para aquisição dos sinais das estações de compressão em questão. O fornecimento dos cartões de I/O, painéis e obras para passagem de cabos fez parte do escopo da Yukon. Os CLP’s citados foram integrados a computadores de vazão Floboss (ROC 407), comandos de shutdown das estações e status dos compressores, sendo que estas variáveis são repassadas via VSAT ao sistema de supervisão Oasys da sede da Transpetro. Foram realizados testes de plataforma e campo, partida do sistema e documentação relativa ao projeto.

Projeto Detalhado do Conjunto Container / Skids de Analisadores de Processo – Rio de Janeiro – RJ – (2003 – 2004)

Elaboração do todo o projeto de detalhamento (tubulação, mecânica, elétrica, instrumentação, aterramento, iluminação, ar-condicionado e radio-telemetria) para montagem de um container, cesta de utilidades, dois skids de analisadores de processo e um skid base de bombas. Estes equipamentos têm a finalidade de monitorar on-line as condições de operação das estações de tratamento de efluentes líquidos das diversas unidades operacionais da Petrobras. As informações adquiridas pelo CLP localizado no container são transmitidas via intranet ao Setor de Bio-Tecnologia do CENPES para análise das condições operacionais. A Yukon também foi responsável por:

  • Elaboração do Caderno de Especificação e Levantamento de Fornecedores;
  • Configuração do software de supervisão Fix, comissionamento, e startup do Sistema de Telemetria;
  • Configuração dos diversos equipamentos que compõe o sistema, como por exemplo: unidades remotas de aquisição de dados (CLP’sCompactLogix) dos analisadores e modems-rádio Prosoft (mestre e escravos);
  • Elaboração de um programa (Visual Basic) para a aquisição de dados dos analisadores enviados via rádio-modem das unidades remotas (SKIDS / CONTAINER) via protocolo OPC;
  • Treinamento operacional, comissionamento e startup.

Automação do Coletor de Condensados – TECAB – Macaé – RJ – (2004 – 2005)

Configuração dos controladores lógicos (SISPLC (Triconex) e PLC 20701 (ControlLogix)) e do sistema supervisório iFix responsáveis pela operação do novo Coletor de Condensados do Terminal de Cabiúnas – TECAB.

Fez parte do projeto a integração do CLP ControlLogix a um cromatógrafo, a um computador de vazão e ao SISPLC Triconex, utilizando o protocolo de comunicação serial ModBus. Além disso, o serviço contemplou a configuração do ControlLogix Gateway (que faz a interface com os CLP’s de campo e o supervisório iFix, além da comunicação VSAT), para possibilitar que as informações disponíveis no PLC 20701 sejam transferidas ao ControlLogix Gateway e, posteriormente, disponibilizadas via VSAT (através do cartão de comunicação Modbus do ControlLogix) ao software de supervisão Oasys na sede da Transpetro.

Manutenção dos Sistemas SCADA da Gerência de Operações das Plantas Piloto – Rio de Janeiro – RJ – (2005 – 2006)

A Yukon é responsável pela manutenção de software dos Sistemas de Monitoração e Controle das Plantas-Piloto do CENPES – Petrobras. Os serviços são desenvolvidos sobre o sistema de supervisão iFix, controladores digitais multi-loop CD-600 e CLP’s. Os sistemas gerenciam cerca de 4.000 pontos de I/O.

Implementação da Operação Remota da Estação de Compressão (ECOMP) do TECAB – Rio de Janeiro – RJ (2010)

 Este projeto consiste em adequar as telas utilizadas no CIC do TECAB referentes à estação de compressão (ECOMP) ao padrão das telas atuais do CNCO referente às outras ECOMPs. Como base serão utilizadas as telas da ECOMP de Campo Elíseos. Serão, aproximadamente, 90 telas operacionais que deverão ser elaboradas no Supervisório iFIX. O sistema será configurado como Vista das estações SCADAS do TECAB no CNCO, permitidindo a operação remota da ECOMP do TECAB no CNCO.

Revisão dos CLP’s das Unidades 01/02 – Usina Termoelétrica de Santa Cruz – Rio de Janeiro – RJ – (2003 – 2004)

Revisão dos programas dos CLP’s (GE Fanuc 90-30) responsáveis pela operação e intertravamento das Unidades 1 e 2 da Usina Termoelétrica de Santa Cruz – FURNAS. A Yukon desenvolveu a aplicativo do CLP e participou dos testes de comunicação com o SDCD da METSO.

Além do levantamento inicial e da programação do CLP, a Yukon foi responsável pelos testes de plataforma e campo, partida, operação assistida e documentação.

Automação das Unidades de Processamento de Gás e Compressores da Estação de Cabiúnas (TECAB) – Macaé – RJ – (2003 – 2004)

Desenvolvimento do sistema supervisório iFix da UPCGN e UPGN, unidades existentes na TRANSPETRO/TECAB – Estação de Cabiúnas. Foram elaboradas 60 telas no sistema de supervisão iFix, tendo sido executadas as tarefas de levantamento de campo, configuração das telas, testes do sistema, e partida das unidades.

A unidade instalada consiste em 3200 pontos de I/O, que são supervisionados e controlados pelas 60 telas do supervisório iFix.

Migração do Sistema de Supervisão Real Flex para iFix – Macaé – RJ – (2002)

A Yukon foi responsável pela migração das 80 telas do sistema de supervisão Real Flex da URGN e Turbo-Compressores do Terminal de Cabiúnas para o software iFix da Intellution.

Automação das Cascastas – Usina de Enriquecimento de Urânio – Resende – RJ – (2002)

Este projeto envolveu o fornecimento de CLP’s GE FANUC redundantes com I/O remoto VERSA MAX com rede redundante Genius I/O. A comunicação com o sistema de supervisão iFix se dá através de rede Ethernet.

A Yukon foi responsável pelo projeto e fornecimento dos painéis dos CLP’s e unidades remotas, desenvolvimento do aplicativo dos CLP’s redundantes, testes e comissionamento do Sistema de Controle das Cascatas responsável pelo processo de ultra-centrifugação da Usina de Enriquecimento de Urânio da INB / CTMSP, localizada em Resende – RJ.

Consolidação de Projeto Básico – Rio de Janeiro – RJ – (2001 – 2002)

Este projeto incluiu os serviços de consolidação do Projeto Básico e Detalhamento de Tubulações, automação e controle para uma planta piloto de preparo de catalisadores a ser implanatada no CENPES / PDEAB / TFCC.

Projeto de Digitalização das Unidades 100 / 200 / 500 / 600/ 800 / 900 – Rio de Janeiro – RJ – (2000 – 2001)

Este projeto envolveu um estudo prévio visando a migração e otimização das malhas de controle das unidades citadas. Atualmente, estas unidades são controladas, quase que integralmente, por controladores pneumáticos. A intenção é proceder a digitalização das mesmas através da implantação de um SDCD futuramente.

Após a aprovação da RPDM, foi realizado o projeto de detalhamento desta migração com a consequente emissão de toda a documentação necessária (diagramas de malha e interligação, plantas de encaminhamento, folhas de dados e típicos de instalação de instrumentos, lista de instrumentos, lista de cabos, etc).

Automação da Planta de Produção de Pó e Pastilhas de Urânio do Complexo Industrial de Resende – RJ – Resende – RJ – (1997 – 1999)

Configuração do sistema supervisório Fix DMACS (3 estações SCADA) com, aproximadamente, 60 telas operacionais e com uma base de dados de 2500 pontos de leitura / atuação; configuração de três CLP’s com um total de 900 pontos de I/O; testes, comissionamento, partida e operação assistida; treinamento em configuração do software Fix DMACS; Fornecimento das estações de operação, sistemas operacionais e das licenças dos softwares supervisórios.

Pesquisa e Desenvolvimento – Rio de Janeiro – RJ – (1991 – 1992)

Coordenação e execução das atividades de pesquisa e desenvolvimento em escala piloto, visando a consolidação da solução tecnológica adotada para a implantação das bases submersas de armazenamento de combustíveis, com ênfase no comportamento fluidodinâmico das interfaces de combustível-água e na determinação dos limites de penetração dos efeitos difusivos entre as fases colocadas em contato.