Nenhum comentário

O assunto empregabilidade vem sendo tratado com preocupação pela sociedade nos dias atuais, especialmente em função da indústria 4.0 e seus processos que envolvem a tecnologia e robotização.

Vale a pena retornarmos no tempo e lembrarmos que antes da Revolução Industrial (entre o final do século XVIII e XIX) o emprego praticamente não existia.

O modelo adotado hoje pelas empresas de todos os segmentos com relação à contratação de funcionários, surgiu naquela época quando apareceram as primeiras indústrias, causando uma migração em massa das zonas rurais para as cidades.

As máquinas foram sendo gradativamente construídas e foram tomando espaço no chão de fábrica, facilitando e agilizando os processos, porém, na época o mundo questionava o desemprego e o futuro da humanidade.

Hoje vivemos mais uma vez uma situação parecida, onde muitas pessoas imaginam um futuro sem empregos e com sérios problemas para a sociedade, em função da automação industrial.

Nesse artigo apresentamos a empregabilidade e indústria 4.0. O que esperar desses novos tempos e quais as tendências futuras. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Os impactos da indústria 4.0 no mercado

A indústria 4.0 ainda continua se construindo e a cada dia novidades surgem para facilitar os processos produtivos, garantindo:

  • agilidade,
  • qualidade,
  • diminuição de custos,
  • popularização dos bens de consumo.

Todas as atividades desse conceito estão apoiados na tecnologia, onde são utilizadas:

  • inteligência artificial,
  • computação em nuvem,
  • big Data,
  • cibersegurança,
  • internet das coisas,
  • robótica,
  • manufatura digital,
  • manufatura aditiva,
  • integração de sistemas,
  • sistemas de simulação,
  • digitalização.

Segundo as previsões feitas no final do século XX, os robôs estariam conquistando espaço nos mais diversos segmentos do mercado, inclusive na indústria.

As previsões estavam certas, no entanto, a figura dos robôs foram substituídas por softwares que envolvem a inteligência artificial e que são incorporados nos equipamentos (internet das coisas) oferecendo muitas vantagens à sociedade.

A empregabilidade nesse contexto

Com relação ao mercado de trabalho e a empregabilidade, vivemos um período preocupante onde a taxa de desemprego ultrapassou os 14%, no entanto, o motivo para isso não foi a indústria 4.0, mas, a pandemia do Coronavírus que se alastrou pelo mundo.

Segundo a CNI, Confederação Nacional da Indústria, o PIB brasileiro deve fechar o ano de 2021 com um crescimento de 3%, enquanto que a área industrial deve chegar a 4,3%.

Atualmente a indústria está contratando profissionais e colaborando para a queda do desemprego no país.

Existem duas correntes com relação às previsões sobre o futuro, uma delas prevendo sérios problemas com o desemprego nessa área e outra que defende a transferência dos profissionais para o setor de serviços que cresce cada vez mais.

É fato que as atividades que envolvem as operações junto aos maquinários no chão de fábrica tendem a desaparecer, no entanto, profissionais mais capacitados precisam ser contratados para atividades mais nobres.

A importância da atualização tecnológica

Assim como ocorreu no passado, não existe outra alternativa com relação ao avanço tecnológico que está sendo implementado na indústria que não seja adotá-lo.

O país precisa se equiparar com a concorrência internacional e modernizar seus parques fabris para poder ter competitividade e oferecer soluções adequadas ao mercado.

Agora que você já sabe mais a respeito da empregabilidade e indústria 4.0, mas, necessita de apoio para a sua implantação, contate a Yukon Automação Industrial e conte com nossos profissionais para adequar a sua fábrica as novas exigências do mercado!