Nenhum comentário

Apesar dos problemas vividos nesses dois últimos anos, as tendências da automação industrial para 2022 estão aí e prometem se estabelecer de forma definitiva nos parques fabris de todo o Brasil.

As dificuldades advindas da pandemia do Coronavírus e seus efeitos trouxeram grandes desafios para as indústrias de todo o mundo e no Brasil não foi diferente.

A queda no consumo, o aumento dos custos operacionais e a falta de matéria-prima e insumos causaram impactos negativos. No entanto, segundo a Secretaria de Política Econômica do Governo Federal, as previsões para 2022 são de que o PIB, Produto Interno Bruto, cresça 2,5%.

A indústria é um fator determinante nessas projeções, onde a modernização e investimentos privados são fundamentais para que a recuperação econômica torne-se uma realidade em todo o país.

A indústria 4.0 e as tendências da automação industrial são importantes participantes desse processo, possibilitando que o Brasil retome a sua caminhada e avance no competitivo mundo dos negócios. Continue lendo nosso artigo e saiba mais a esse respeito!

Quais as tendências da automação industrial?

A competitividade internacional e o avanço da tecnologia faz com que o mercado nacional tenha que se reposicionar.

A indústria 4.0 é o futuro que já chegou e não existe mais espaço para que as empresas adiem a automação de processos em suas fábricas, sob pena de ficarem desatualizadas e perderem espaços importantes.

As principais tendências da automação industrial trazem mudanças e transformações tanto ao nível tecnológico quanto relacionado à formação e capacitação dos recursos humanos. As apostas para 2022 estão direcionadas ao crescimento e efetivação das seguintes ferramentas:

Internet das Coisas Industriais

A conexão das máquinas, objetos e equipamentos estará cada vez mais presente na indústria no próximo ano, já que ela vai:

  • sentir,
  • medir,
  • comparar,
  • analisar,
  • tomar decisões.

Impressão 3D

O primeiro carro produzido via impressão 3D em grande escala fará parte de uma linha de montagem no ano de 2022. 

Essa tecnologia será utilizada cada vez mais na prototipação de peças e produção de produtos dos mais diversos segmentos da economia, garantindo:

  • agilidade,
  • qualidade,
  • redução de custos.

Energia renovável

Diante dos custos da energia e dos fatores climáticos que não favorecem a resolução desse problema, a utilização de recursos que se renovam será cada vez mais visado pela indústria.

O mundo inteiro estuda e inicia aplicações para a substituição da energia tradicional por fontes renováveis, onde benefícios serão observados para todos os envolvidos, como, por exemplo:

  • redução dos custos,
  • diminuição na emissão de gases,
  • aumento da qualidade atmosférica.

Cibersegurança

Outra área imprescindível nas tendências da automação industrial para o próximo ano é o investimento em cibersegurança.

Isso significa proteger os ambientes de ataques cibernéticos, evitando que sistemas sejam invadidos e processos possam ser interrompidos, assim paralisando serviços e indústrias.

Big Data Analytics

Por fim, o Big Data Analytics é outra tendência que envolve a indústria 4.0 em 2022, quando cada vez mais a captura, organização e utilização dos dados estarão contribuindo para a melhora da qualidade de vida das pessoas e na tomada de decisão das empresas.

Essas análises possibilitam que sejam avaliadas as tendências, identificando novas oportunidades e permitindo um atendimento personalizado a cada cliente a partir dos seus gostos e hábitos.

Como se observa, a tecnologia definitivamente faz parte de todos os processos da vida humana e as indústrias estarão operando e aprimorando-se cada vez mais a partir da automação.

As tendências industriais para 2022 prometem grandes transformações e se sua empresa ainda encontra dificuldades para iniciar a implementação dessas tecnologias, contate a Yukon e saiba como podemos colaborar com o seu negócio!