A decisão de migrar uma tecnologia obsoleta não é simples. Muitas vezes, as funcionalidades são mantidas exatamente como no sistema antigo e a migração é vista apenas como custo. A motivação para uma migração, na maioria dos casos, vem de paradas não programadas na planta que o sistema obsoleto provoca e a manutenção tem dificuldades de reestabelecer o sistema, seja por falta de conhecimento nas ferramentas nada amigáveis de programação, seja por falta de suporte e fornecimento de sobressalentes por parte dos fornecedores da tecnologia.
Elaborar o business case de uma migração de um sistema obsoleto deve ser baseada tanto nos impactos em paradas de produção (risco operacional) quanto no aumento do TCO (total cost of ownership) da arquitetura atual, baseado no aumento da frequência de manutenção preventiva e corretiva, aumento do custo de estoque já que o prazo e o valor dos itens de reposição aumentam gradativamente após obsolescência, aumento da necessidade de equipe capacitada nas tecnologias antigas e dependência de especialistas externos do fornecedor. Mas, usando o exemplo da indústria de jogos, estamos avançando. Também usamos muitas coisas que são aplicáveis lá. Mas inicialmente muitas informações foram estudadas no site https://gamblinganswer.com/
A abordagem da Yukon para migração de sistemas obsoletos tenta agregar maior valor nessa operação, minimizando os impactos (investimento e custo de parada para a migração), mas principalmente trazendo benefícios que a nova tecnologia pode acrescentar, como melhor desempenho do controle, maior segurança, adequação a normas vigentes, maior flexibilidade e integração. Além disso, a visão e experiência da Yukon nos processos produtivos que trabalhamos há décadas nos permite aproveitar a oportunidade para implementar melhorias funcionais que irão trazer resultados para a operação e manutenção.
Nossa participação começa desde a definição da estratégia de migração, onde preferencialmente dividimos o escopo em etapas e analisamos a solução como um todo, mesmo que envolva diversos modelos de equipamentos de fabricantes diferentes. O plano de migração deve estar alinhado com os objetivos estratégicos do cliente e deve ser flexível para atender aos requisitos de orçamento e oportunidades operacionais (paradas programadas, por exemplo).
Caso seu parque instalado possua sistemas antigos e você acredita que é a hora de fazer a migração, conte com a Yukon. Nossa abordagem e experiência pode ajudá-lo a tomar boas decisões. Entre em contato conosco.