Com o avanço da automação e de novas tecnologias a área de engenharia promete mudanças radicais nos processos industriais para os próximos anos.
A integração entre essa área com a Tecnologia da Informação torna-se cada vez mais próxima. Os computadores, robótica e sistemas embarcados transformam o chão de fábrica em cenários antes conhecidos apenas nos cinemas, nos filmes de ficção científica.
Atualmente, já é possível afirmar que indústrias funcionam sem a intervenção humana, com equipamentos que conseguem detectar problemas e desenvolver as correções, possibilitando:
- ganhos de produção,
- redução de custos
- agilidade nos processos,
- alta qualidade nos produtos,
- serviços precisos e rápidos.
Neste artigo apresentamos as tendências da engenharia para os próximos anos. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto.
A tecnologia e a capacitação profissional
Todos esses processos automatizados só são possíveis a partir da capacidade humana, ou seja, de equipes profissionais que precisam estar preparadas para colocar em funcionamento a tecnologia disponível.
Além da Indústria 4.0, que ganha força e passa a ser o objetivo de muitas empresas, novos projetos estão sendo desenhados por pesquisadores em todo o mundo, trazendo para o mercado recursos cada vez mais sofisticados.
Essa realidade exige que a engenharia seja vista com novos olhos, uma vez que a automação de processos toma conta dos ambientes fabris e um novo mundo se descortina a partir do que em breve estará disponível no mercado.
Tendências da engenharia para os próximo anos
O ano de 2020 afetou todos os segmentos, inclusive a área de automação industrial, quando projetos foram suspensos temporariamente em muitas empresas.
No entanto, dentre as coisas que já se observam e se apresentam como tendências da engenharia para os próximos anos, merecem destaque:
Sustentabilidade na indústria
Um dos setores que ganha cada vez mais força em todo o planeta diz respeito à sustentabilidade, ou seja, produzir sem poluir.
Muito mais do que inibir a poluição e melhorar as condições do meio ambiente, outros assuntos que envolvem a área ganham força, como:
-
- utilização da matéria-prima adequada,
- recuperação verde,
- compromissos climáticos.
A indústria estará readequando processos para atender às exigências legais e contribuir efetivamente para a sustentabilidade do planeta.
Crescimento da IoT
A IoT, internet das coisas, continuará ocupando cada vez mais espaços na automação industrial e nas linhas de fabricação.
Equipamentos que interagem e que se comunicam instantaneamente, possibilitando melhorias nos processos, aumento de produtividade e menor desgaste estão cada vez mais próximos da realidade de todas as indústrias.
A RPA dominará o chão de fábrica
O RPA, Automação de Processos Robóticos, uma realidade em muitas fábricas, estará cada vez mais sofisticado, já que tecnologias que envolvem softwares e hardwares trarão inovações, integrando cada vez mais os processos fabris.
Integração das fábricas
Cada vez mais, fornecedores e clientes fortalecerão seus relacionamentos por meio da integração dos seus processos, sejam eles:
- administrativos,
- logísticos,
- produtivos.
Isso significa a diminuição de custos e a otimização das muitas tarefas que envolvem as alianças corporativas.
Crescimento da cibersegurança
Outra área que receberá grandes investimentos diz respeito à cibersegurança, ou seja, a proteção aos dados e as invasões dos hackers.
Com o crescimento da integração de equipamentos e o uso da internet, se faz necessária uma atenção especial à segurança, evitando que invasores possam obter informações e danificar processos.
Como se observa, essas são algumas das projeções futuras que certamente estarão sendo discutidas em todas as corporações do mundo, visando novos tempos e mais qualidade de vida para a humanidade.
Se você ainda tem alguma dúvida sobre as tendências da engenharia para os próximos anos, contate a Yukon, uma empresa que está pronta para o futuro e que oferece tecnologia e automação nas principais indústrias de base do Brasil.