Estudos recentes têm mostrado que empresas apresentam uma performance até 15% maior quando investem na diversidade de suas equipes, tema que envolve a inclusão do gênero feminino. Isso acontece devido à possibilidade de inovação que esta diversidade, seja ela de gênero ou não, permite, quando perfis diferentes podem contribuir com diversos pontos de vista sobre um mesmo assunto.
A indústria 4.0, também chamada de quarta revolução industrial, corresponde a uma era de mais tecnologia nos meios de produção. Trata-se de uma fase promovida pela ascensão do mundo digital, que tem impactado a vida e rotina da população em geral, mas também em como a economia funciona. Outros avanços que têm ocorrido no setor incluem o crescimento da presença de mulheres em diversas funções. É reforçada, em particular, a importância delas em posições de
liderança na indústria 4.0, um fator que é capaz de proporcionar ainda mais mudanças positivas nesse meio.
Continue a leitura e saiba mais sobre o crescimento de mulheres na indústria 4.0!
Como a liderança feminina se insere na indústria 4.0?
Para acompanhar as rápidas mudanças que ocorrem ao nível global, as lideranças na indústria 4.0 devem estar dispostas a inovar.
A pesquisa mundial Getting to Equal mostra que, nas empresas em que a diversidade de gênero está presente, a capacidade de inovação é cinco vezes maior que no cenário oposto.
A conclusão do estudo faz todo sentido se pensarmos na realidade de muitas mulheres, que estão cada vez mais voltadas para valores como a liberdade, a independência e o desenvolvimento profissional, assim como possuem por premissa, em regra geral, permitir um ambiente de trabalho mais diverso e, assim, contar com a opinião diferente dos mais variados perfis de pessoas. Sua presença em cargos de liderança tende a apontar novos rumos e soluções, além de contribuir para um ambiente de trabalho em que essa capacidade seja estimulada.
Qual a importância do crescimento das mulheres no mercado de trabalho?
Com suas inúmeras habilidades e competências, as mulheres contribuem de maneira significativa para o crescimento das empresas e para a economia do país. Dentre as principais habilidades características das mulheres, estão resiliência, capacidade multitarefas, comprometimento, criatividade e flexibilidade.
Além de trazer vantagens para as empresas, a inclusão de mulheres em diferentes setores do mercado de trabalho já é uma tendência global. Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs aos países membros um pacto global pela melhoria de diversos aspectos da sociedade. Entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), está incluso o ODS 5: a igualdade de gênero. Trata-se de um compromisso assumido pela população em geral, mas em especial por instituições governamentais e por empresas, em busca desse objetivo comum. Assim, incentivar e promover o aumento das mulheres no mercado de trabalho também é considerada uma maneira efetiva de trabalhar em benefício da igualdade de gênero.
Sabemos que ainda há muitos desafios a serem conquistados na luta por direitos, mas as mulheres têm provado a sua potência profissional, e a presença delas no mercado de trabalho é cada dia mais forte!
E aproveitando a data comemorativa de hoje, conheça um pouco da história da Yukon neste contexto: tendo a participação de mulheres na direção da empresa desde a sua fundação em 1991, a Yukon tem tido a contribuição importantíssima de várias profissionais do sexo feminino ao longo dos anos, seja na área técnica ou no setor administrativo da empresa. São mulheres a quem somos extremamente gratos pela força de trabalho e comprometimento, que ajudou a escrever, de forma brilhante, a história da Yukon até aqui!
Agora que você já conhece a importância de incentivar o crescimento da inclusão na indústria 4.0, continue por aqui e entenda como nós, da Yukon, contribuímos para trazer mais resultados para sua empresa através da automação de processos.