Nenhum comentário

A manufatura aditiva, também conhecida como impressão 3D, é uma tecnologia disponível que revoluciona a indústria e os meios de produção.

 

Isso porque a geração de valor por parte da indústria é um processo que nasce na própria empresa, onde a digitalização é uma estratégia que precisa ser conhecida e adotada pelo seu empreendimento.

 

Existem formas viáveis e seguras de melhorar os processos de chão de fábrica a partir do uso dessa tecnologia, garantindo:

  • rapidez,
  • economia,
  • eficiência.

 

Para se ter ideia do que vem acontecendo no mundo e de acordo com um estudo realizado pela Business Research Insights, o tamanho global do mercado de manufatura aditiva e materiais deverá atingir o valor de US$ 112 milhões até 2031, com um a Taxa de Crescimento Anual (CAGR) de 19,1%.

 

Para conhecer o papel dessa tecnologia na redução de desperdícios, maximização da eficiência e integração nas estratégias empresariais, continue conosco e saiba mais!

 

O papel da manufatura aditiva na redução de desperdícios

 

A manufatura aditiva colabora efetivamente com a redução de desperdícios e excesso de estoques nas indústrias.

 

Isso ocorre em função das necessidades que a fabricação tradicional exige para a obtenção de processos mais econômicos, uma vez que se torna necessária a produção de grandes lotes para que esse objetivo seja atingido.

 

Essa estratégia é adotada em processos que envolvem:

  • usinagem,
  • moldagem por injeção,
  • forjamento, etc.

 

Com a impressão 3D, a capacidade de fabricar peças sob demanda se torna uma realidade, reduzindo os desperdícios, personalizando e otimizando a produção, diminuindo os estoques e utilizando os recursos com grande assertividade.

 

Maximizando a eficiência por meio da manufatura aditiva

 

A eficiência na produção é maximizada com o uso da tecnologia de manufatura aditiva em função da eliminação de etapas no processo produtivo.

 

Não existem trocas de ferramental e ajustes para a produção de diferentes peças.

 

Isso significa que em um único processo é possível produzir peças e quantidade diferentes, conforme as necessidades da sua empresa.

 

O fluxo de valor também é reduzido, pois os custos de montagem caem, a movimentação de peças entre diferentes locais é eliminada ou pelo menos reduzida, e os produtos podem ser produzidos próximo aos locais onde serão utilizados.

 

Outro fato muito importante é que a impressão 3D acelera a prototipagem, reduzindo substancialmente o tempo de desenvolvimento de novos produtos.

 

Integrando a tecnologia digital na estratégia empresarial

 

As empresas cada vez mais buscam em suas estratégias a adoção das tecnologias digitais, ou seja, desejam estar inseridas no conceito de Indústria 4.0.

 

Isso significa aumentar a competitividade da empresa no mercado, quando os seguintes resultados são observados:

  • adaptação às novas demandas,
  • autogestão,
  • aumento de produtividade,
  • tomada de decisões inteligentes.

 

A adoção da manufatura aditiva se encaixa na estratégia de transformação digital das empresas, portanto, é um processo que precisa ser considerado e trabalhado pelas indústrias que buscam gerar valor real para os seus clientes.

 

Desse modo, a partir da sua implementação, novas estratégias podem ser adotadas, oferecendo diferenciais que até então sua empresa não possuía, uma vez que os longos ciclos de desenvolvimento de produtos não existem mais e a capacidade de resposta às demandas de mercado é imediata.

 

Para saber mais a respeito da manufatura aditiva, entre em contato com a Yukon, uma empresa especializada em engenharia de automação para as indústrias, oferecendo serviços nos mais diversos segmentos e pronta para colaborar com a digitalização do seu empreendimento!