Nenhum comentário

A melhor maneira de se preparar para esse ano que se inicia é conhecer as tendências da indústria 4.0 e traçar estratégias para implementar no seu negócio.

Bill Lydon, consultor especializado e conhecido mundialmente pelo seu site, cria anualmente uma edição de relatórios em que explica alguns dos conceitos dessa área e direciona conteúdos relevantes sobre eles.

Para auxiliar você, nós, da Yukon, trouxemos as principais novidades elencadas por ele. Continue lendo e confira!

Conheça as principais tendências da indústria 4.0

Apresentaremos brevemente cada conceito para que você fique por dentro das tendências da indústria 4.0 para 2021. São elas:

Digitalização

Grande parte das empresas já iniciaram o processo de digitalização para serem mais competitivas no mercado.

Atualmente, as inovações disruptivas e rápido desenvolvimento tecnológico estão cada vez mais acessíveis e muitas indústrias estão aproveitando esse momento para se tornarem líderes no seu segmento.

Lydon ressalta que, ao longo dos anos, os avanços nessa área ocorrem através de soluções que são desenvolvidas fora desse segmento e adaptados. Para a sua adoção em operações críticas, como normalmente ocorre em indústrias, é preciso que o mercado valide sua confiabilidade e qualidade.

Em 2021, essa validação estará mais avançada e as aplicações das tecnologias irão se expandir.

Iniciativas de manufatura digital

A manufatura digital já era e continuará sendo um assunto mundial, motivado pelo crescimento da procura por métodos de modernização por parte das indústrias.

Esse movimento também tem relação com o crescimento e popularização da indústria 4.0, que está estabelecendo padrões altíssimos para que empresas possam ser competitivas no mercado.

As principais nações que estão investindo na manufatura digital são:

  • China,
  • Índia,
  • Japão.

Automação de processos

Segundo Lydon, toda a indústria de automação de processos foi impactada pelo desenvolvimento de novas tecnologias e, por isso, em 2021, várias empresas estarão procurando maneiras de implementar essas novidades nas suas linhas de produção.

Por isso, a automação de processos é uma das tendências que merecem destaque, principalmente a estratégia modularidade, que busca dividir processos complexos em pequenos subsistemas individuais.

Fábricas integradas

Na última década, houve grandes mudanças nas táticas de digitalização das indústrias. Atualmente, essas empresas precisam buscar soluções de vários fornecedores, sempre focando em uma integração eficiente e sem maiores atritos.

Dentro da integração das fábricas há um conceito que se destaca: o Digital Twin ou, em português, Gêmeo Virtual.

Ele consiste em uma versão virtual de um objetivo físico ou de um processo organizacional. Através da centralização dos dados, é possível realizar monitoramentos, testes e criar modelos de processos muito mais eficientes.

Robôs colaborativos

Os robôs colaborativos, também chamados de Cobots, são uma nova geração de máquinas mais baratas, leves e seguras que permitem o compartilhamento do ambiente com pessoas da linha de produção.

Eles trazem mais agilidade para os processos e, de acordo com Lydon, são investimentos atraentes para pequenas e médias empresas de manufatura.

A interação da Inteligência Artificial com sistemas de visão possibilitam uma grande gama de aplicações, prometendo ser uma das maiores novidades do ano.

Essas são as cinco principais tendências da indústria 4.0 listadas por Bill Lydon. Se você quer continuar a leitura e saber mais sobre cada uma delas, confira o relatório que pode ser baixado nessa página.

Não deixe também de conferir o nosso blog para ler mais artigos exclusivos.