A implementação da indústria 4.0 é uma realidade cada vez mais presente nas fábricas e promete gerar dados capazes de facilitar a tomada de decisão.
A indústria 4.0 é conhecida também como Quarta Revolução Industrial e conta com diversos tipos de tecnologias, como inteligência artificial e internet das coisas que estão mudando a forma de produção.
Com o avanço tecnológico em ritmo cada vez mais acelerado, soluções foram criadas a fim de facilitar os processos de uma fábrica, automatizando etapas e fornecendo informações em um clique de qualquer lugar do mundo através do armazenamento em nuvem.
Se você quer saber mais sobre a implementação da indústria 4.0, confira o que preparamos para você.
Como realizar a implementação da Indústria 4.0 na fábrica?
Algumas etapas devem ser seguidas para a implementação da indústria 4.0 em sua fábrica:
Automatize as máquinas
O primeiro passo é você realizar a automação das máquinas, ou seja, é necessário substituir seus maquinários atuais por uns que possuam conectividade.
Essa troca tem um custo bem alto, muitas vezes inviável para empresas menores. Nesse caso, não há necessidade de tudo ser realizado de uma só vez.
É possível ir realizando aos poucos, sem comprometer muito recurso financeiro de uma vez.
Ainda há alguns equipamentos que são instalados em maquinários que fazem essa conversão.
Conecte equipamentos
Quando conseguir finalizar a troca total dos equipamentos da sua fábrica, conecte-os para extrair dados.
É necessário ter um computador industrial para que todos esses dados sejam reunidas em um só local para a análise de resultados.
Feito isso, é hora de transformá-los em informações para que sua indústria saiba o que precisa ser melhorado.
Otimize a produção
Com acesso às informações obtidas das máquinas, é necessário analisar o resultado da produção.
Essa análise deve ser minuciosa, levando em consideração cada aspecto da fábrica. É nesse momento que devem ser analisados os pontos de melhoria.
Como você pode notar, essa é uma etapa essencial, pois é por meio da análise de resultados que melhorias podem ser aplicadas em prol de uma produção mais eficaz.
Analise os dados através do Big Data
Ao chegar nessa etapa, certamente você já terá realizado muitas análises e formulou algumas conclusões de melhoria, tanto no seu processo quanto em aspectos internos na empresa.
Contudo, para que as informações não sejam perdidas, é necessário que você trabalhe com plataformas confiáveis e de fácil integração para armazenar as informações obtidas e, assim, ter um histórico fidedigno.
Dessa forma, é possível gerenciar sua linha de produção, passando a fazer a manutenção preditiva no lugar da preventiva.
Tenha seu modelo de negócio transformado
Com tudo isso, ao final da implementação da indústria 4.0, seu modelo de negócios terá sido completamente transformado, permitindo ter acesso a qualquer informação na palma da mão e em qualquer lugar do mundo.
Essa é a tendência do mundo que está cada vez mais conectado e otimizado.
Não é nenhuma novidade que a internet chegou para revolucionar nossa forma de viver, trabalhar e nos relacionarmos, proporcionando maior eficiência e facilidade em todo o dia a dia.
Mas, para que isso se estenda ao campo de trabalho, é necessário que saibamos explorar todas as possibilidades oferecidas, tornando as produções cada vez mais satisfatórias e acompanhando de perto os resultados.
A implementação da indústria 4.0 nas fábricas já é uma realidade que está revolucionando a forma de acompanhamento e análise de resultados.
Gostou de saber um pouco mais sobre o assunto? Então aproveite para conhecer a Yukon e as soluções que temos para sua empresa ser integrada e conectada.