Após o “superciclo” de commodities da última década, as indústrias de Mineração e Siderurgia passam por iniciativas de redução de custos e produtividade para enfrentar o atual cenário de baixos preços das commodities, demanda de aço e volatilidade da moeda. O mercado mostra uma boa recuperação, porém com resultados muito abaixo dos últimos anos. Nesse ambiente de incertezas, a automação é sempre uma boa ferramenta na busca da excelência operacional. Nossas soluções se encaixam perfeitamente nos elos “Usina de beneficiamento” e “Porto” da cadeia de valor da mineração e em todo o processo de siderurgia. A automação é muito presente nesses processos e pode impactar de forma relevante o custo/tonelada da unidade produtiva.

A Yukon atua há mais de 15 anos nesse mercado e possui vários cases de sucesso interessantes.

Automação é uma poderosa ferramenta na busca de excelência operacional para as Indústrias de Mineração e Siderurgia em períodos de instabilidade econômica.

Casos de Sucesso

Modernização do Sistema JACKUP de lubrificação dos mancais dos motores – LTF#3 – Volta Redonda – RJ – (2010)


Este projeto se destina a aquisição dos sinais de pressão, temperatura e vazão visando monitorar e controlar o Sistema de Lubrificação dos mancais dos Motores da Laminação de Tiras a Frio #3 da CSN. Dentre as atividades executadas, podem ser destacadas:

  • Configuração do Controlador Lógico Programável S7-300;
  • Configuração do Supervisório WINCC;
  • Configuração de IHM;
  • Projeto e Montagem dos Painéis;
  • Instalação dos Equipamentos (FT´s, TT´s, PT´s, LS´s, LT´s, ZS´s) e Cabos;
  • Testes do Sistema;
  • Treinamento;
  • Partida / OperaçãoAssistida;
  • Documentação;

Fornecimento de equipamentos: Painéis; Transmissores de Vazão / Placas de Orifício; Transmissores de Pressão e Nível; Sensores de Temperatura Pt-100; Sensores de proximidade indutivos p/ indicação de posição de válvula; Chaves de Nível; CLP/ Remotas/IHM Siemens; Medidores de vazão de Engrenagem Oval OGT.

Migração do Sistema de Monitoração e Controle da Fábrica de Cal da CSN – Volta Redonda – RJ – (2010)

Os serviços que serão fornecidos pela Yukon no projeto são:

  • Gerência do Projeto;
  • Elaboração da EspecificaçãoFuncional;
  • Configuração dos Controladores Lógicos Programáveis S7-400 (2000 pontos de I/O);
  • Configuração do Supervisório WINCC (40 telas e 10 relatórios);
  • Projeto e Montagem dos Painéis dos 5 CLP´s e 4 Inversores;
  • Instalação dos Equipamentos e Cabos;
  • Testes do Sistema;
  • Treinamentos;
  • Partida / OperaçãoAssistida;
  • Documentação.

O projeto ainda incluiu o fornecimento de um Sistema de Mapeamento de Pátio de Estocagem (Calcário e Dolomita) utilizando radares para a integração do volume das pilhas de minério.

Implementação de um software gerenciador de controle de versão para programas de CLP´s – CHANGE MANAGEMENT – Itaguaí – RJ – (2010)

Os serviços que foram fornecidos pela YUKON no projeto são:

  •  ReuniãoInicial / Levantamento;
  •  Elaboração da EspecificaçãoFuncional;
  •  Serviços de Configuração do Change Management na YUKON;
  •  Serviços de Instalação do Software Change Management para um servidor administrando e monitorando 16 PLC´s PAC da GE;
  • Serviços de Instalação do Scheduler para envio de email na rede coorporativa da CSN toda vez que houver alteração de lógica e force nos projetos cadastrados;
  •  Serviços de Instalação e Configuração do Software Change Management em 3 clientes;
  •  Testes e Operação Assistida;
  •  Documentação.

Implantação do Sistema de Qualidade Datalogger na LE #3 Volta Redonda – RJ – (2010)


Este projeto consistiu no Desenvolvimento do Sistema de Qualidade Datalogger para a Linha de Encruamento #3. Este sistema foi desenvolvido em VB.Net e comunicou-se com um CLP S7-400 e com o Sistema de Supervisão WinCC. Sua função principal foi adquirir dados de qualidade da fabricação de bobinas e repassá-los ao PIMS PI da CSN visando a geração de relatórios de qualidade das bobinas produzidas.

Além disso, foi estabelecida a comunicação entre o Sistema Supervisório WinCC e o MES para o abastecimento e apontamento automático da produção, possibilitando o Setup Automático do Laminador de Encruamento n.º 3.

Projeto de Substituição dos Supervisórios da Coqueria Volta Redonda – RJ – (2008 -2010)


Este projeto consistiu em substituir os Sistemas de Supervisão das Baterias 1,4 e 5 da Coqueria e do Pátio de Carvão (atualmente Factory Link e Fix32) pelo Supervisório FT View SE da Rockwell. Além disso, foi provida uma solução para substituir o Gateway Pyramid por CLP’sControlLogix Redundantes.

A YUKON foi responsável pela configuração dos Supervisórios FT View SE, Configuração do Gateway ControlLogix, Comunicação com o PIMS PI e com o MES da CSN, Elaboração de relatórios gerenciais e de qualidade, Projeto e Fornecimento do Painel do ControlLogix, Testes, Treinamentos, Comissionamento e Partida.

Modernização do Sistema de Controle dos Totalizadores de Corrente do Platting e Tratamento Químico – LEE#6 Volta Redonda – RJ – (2007)

Este projeto consistiu em modernizar o Sistema de Controle dos Totalizadores de Corrente do Platting e Tratamento Químico da Linha de Estanhamento Eletrolítico – LEE#6. Foram utilizadas remotas de I/O ET-200 interligadas via Profibus a um CLP S7-414 (Siemens). Como IHM’s locais foram utilizadas os equipamentos da Siemens MP-370 (15” – TouchScreen) interligadas à rede Profibus.

A YUKON foi responsável pela configuração do CLP S7-414, das IHM’s MP-370, Projeto e Montagem dos Painéis das Remotas ET-200 e IHM’s, Instalação dos esquipamentos e cabos, Testes, Treinamento, Comissionamento, Partida e Documentação.

Automação da Unidade de Dessulfuração de Gás de Coqueria (GCO) Volta Redonda – RJ – (2007)

Configuração do Sistema Digital de Controle CS-3000 para  a automação da Unidade de Dessulfuração de Gás de Coqueria (GCO) na CSN / RJ. A YUKON foi responsável pela configuração do CS-3000 (700 I/O’s – 25 telas – relatórios), testes, comissionamento, partida e documentação.

Substituição do Sistema de Supervisão da Fábrica de Cal Volta Redonda – RJ – (2006)

Este projeto consiste na substituição de duas estações de operação com o supervisório Corus da Siemens por duas novas estações com supervisório Wizcon da SoftBrasil. O novo sistema de supervisão se comunica via rede Sinec L2 com 5 CLP’s S5 – 135U da Siemens e funciona em sistema de redundância entre as duas estações de operação. Também faz parte do escopo deste serviço a disponibilização de dados do supervisório para o PI, monitoração via Web, o fornecimento das estações com os softwares de supervisão e o sistema operacional (Windows XP), testes de plataforma e de campo, treinamento operacional e do aplicativo, e a partida/operação assistida do novo sistema.

Sistema de Controle Digital do Pátio de Matérias-Primas – Volta Redonda – RJ – (2005 -2006)

Migração do programa do CLP Família 5 da Allen-Bradley para uma CPU ControlLogix. Outras 12 remotas Família 5 serão interligadas em rede DH+ com o novo CLP ControlLogix.

Desenvolvimento do projeto de interligação das 24 balanças Schenck através da rede Ethernet com o CLP ControlLogix e implementação do programa de aquisição de dados das mesmas.

Desenvolvimento do aplicativo do novo micro de emergência com RSView SE e interligação do mesmo, via Ethernet, com a CLP ControlLogix.

Testes de plataforma e de campo, treinamento do aplicativo, partida e operação assistida.

Substituição do SDCD MOD300 (ABB) na LZC#2 – Volta Redonda – RJ – (2004 -2006)

Substituição do SDCD MOD300 da ABB responsável pela medição e controle do revestimento de zinco sobre as chapas de aço por um sistema utilizando CLP 90-30 da GE com sistema de supervisão iFix. O CLP se comunica via rede Genius com blocos remotos Genius I/O e via Ethernet com 2 estações de controle (supervisório iFix). Além da configuração do supervisório e do CLP, a Yukon implantou o historiador PIM´sProficyHistorian que possibilita uma análise histórica mais completa da produção, através da utilização de programas em Visual Basic especialmente desenvolvidos para geração de relatórios para a Garantia da Qualidade.

Implantação do Sistema de Supervisão Standby no LE#7 da LZC#3 – Volta Redonda – RJ – (2004 -2005)

Implantação de um microcomputador em hot-standby do sistema de supervisão da Linha de Estanhamento LE#7 da CSN. O sistema de supervisão é o Cimplicity Server da GE que se comunica via Ethernet com um CLP 90-70 e via Arcnet com inversores de freqüência. Fez parte do serviço o treinamento operacional, partida e documentação.

Implantação do Sistema de Monitoração da Sala de Óleo – LTF#3 – Volta Redonda – RJ – (2004)

Implantação do sistema de monitoração da Sala de Óleo da LTF#3 através da migração dos sistemas de controle antigos (Controladores de Painel) para a nova arquitetura (SCADA / CLP).

Desenvolvimento dos aplicativos do CLP Rockwell e do supervisório RSView. A arquitetura do sistema foi composta por duas estações, uma de engenharia e uma de operação, operando com o supervisório RSView se comunicando via Ethernet com o CLP CompactLogix. O CLP se comunica via Devicenet com remotas de I/O’s.

O projeto de instalação, montagem e fornecimento dos painéis e remotas, instalação dos equipamentos, treinamento operacional, testes de plataforma e campo, partida e documentação ficaram sob a responsabilidade da Yukon neste projeto.

Sistema de Monitoramento e Controle da Linha de Zincagem Contínua (LZC#3) – Volta Redonda – RJ – (2003)

Migração do antigo Sistema (FIX / CD-600 / OPTO 22 / Controladores de Painel) para a nova arquitetura (Cimplicity / CLP GE FANUC 90/70 / Remotas Versa Max). A implantação do banco de dados e dos novos pontos de monitoração (novos transmissores / pontos da manutenção elétrica), integração com o Cimplicity da LE#7 e a nova estratégia de controle do forno por zona também fizeram parte dos serviços realizados.

Em uma das estações da LZC#3, foi desenvolvido um aplicativo do banco de dados Microsoft SQL Server, onde este banco de dados é conectado à base de dados do Cimplicity, aquisitando e armazenando os dados pertinentes ao controle de qualidade da produção, para posterior consulta e análise dos técnicos da CSN.

Além da configuração do CLP GE FANUC, das redes de comunicação (Genius e Ethernet), do sistema de supervisão Cimplicity e do aplicativo do banco de dados Microsoft SQL Server, a Yukon também foi responsável pelo projeto e fornecimento dos painéis, instalações de campo, testes, treinamentos, partida e operação assistida.

Otimização do Sistema de Comunicação do Pátio de Sucatas – Rio de Janeiro – RJ – (2002)

Este serviço incluiu uma auditoria das atuais instalações e configurações da rede composta pelos enlaces dos modem-rádio das IHM’s e CLP Siemens que compõem o Sistema de Controle de Pesagem de Sucata da Unidade Cosigua da Gerdau. Esta auditoria produziu um relatório identificando melhorias que poderiam ser implantadas para otimizar a comunicação de dados entre os dispositivos do sistema de controle.

Automação da Tesoura e Classificador de Chapas – TR#6 / LEE#1 – Volta Redonda – RJ – (2001 – 2002)

Este projeto foi responsável pela implantação do sistema de supervisão e controle da Tesoura e do Classificador de Chapas da Linha de Estanhamento Eletrolítico – LEE#1. O serviço contemplou a especificação, instalação em painéis e configuração de 27 conversores AC/DC da Rockwell, além de um CLP ControlLogix e de um sistema de supervisão RSView. O sistema de supervisão se comunica com o CLP via rede Ethernet, e o CLP com os conversores AC/DC via rede DeviceNet. Existem ainda dois módulos de CLP interligados via rede ControlNet.

A Yukon configurou o CLP ControlLogix, redes de comunicação (Ethernet, ControlNet e DeviceNet), o sistema de supervisão RSView, e os conversores AC/DC. Além destas atividades, foi responsável pelo fornecimento e projeto dos painéis, testes, treinamentos, partida e operação assisitida.

Automação das Máquinas de Solda – LRC#1, LEE#3, LEE#5, LEE#6 – Volta Redonda – RJ – (2000 – 2001)

Migração da lógica operacional de painéis convencionais para CLP’s Allen Bradley SLC-500 com IHM’sPanelView 550 de quatro máquinas de solda das linhas de estanhamento eletrolítico 3, 5 e 6 e da linha de recozimento contínuo 1.

A Yukon, além da configuração dos CLP’s e IHM’s, foi responsável pelo fornecimento e adaptação dos painéis dos equipamentos de controle e supervisão, interligação dos pontos de I/O (cerca de 500) aos CLP’s, redes de comunicação (DH-485), testes, treinamentos e startup dos sistemas.

Automação dos Retificadores de Corrente – LEE#4 Volta Redonda – RJ – (2000 – 2001)

Migração da lógica operacional e controle de painéis convencionais para CLP’s Allen Bradley SLC-500 com IHM’sPanelView 600 de vinte retificadores de corrente responsáveis pelo banho eletrolítico da LEE#4, incluindo o controle inteligente da totalização da corrente aplicada ao banho pelos retificadores.

A Yukon, além da configuração dos CLP’s e IHM’s, foi responsável pelo fornecimento e adaptação dos painéis dos equipamentos de controle e supervisão, interligação dos pontos de I/O (cerca de 100) aos CLP’s, redes de comunicação (DH+), testes, treinamentos e startup dos sistemas.

Sistema de Supervisão e Controle – Planta de Extração e Beneficiamento de Urânio da INB – Caetité – BA (1998 -1999)

Implantação de um sistema de supervisão e controle responsável pela operação da Planta de Extração e Beneficiamento de Urânio das Indústrias Nucleares do Brasil – INB, localizada em Caetité – BA.
O serviço foi realizado utilizando estações de supervisão RSView e controladores Allen-Bradley Família 5, comunicando-se através da rede DH+. Dentre as atividades realizadas, podem ser citadas as seguintes: configuração dos controladores lógicos programáveis, configuração do software de supervisão, controle e aquisição de dados, testes, e partida do sistema.