A automação de manufatura tem suas particularidades e está mais voltada ao controle discreto, atuações elétricas, hidráulicas e pneumáticas, controle de sincronismo de eixos de máquinas, robótica, controle numérico computadorizado e visão computacional. Esse tipo de indústria exige conhecimento específico tanto nos processos quanto no tipo de tecnologia de automação aplicada. Existem muitas normas exigidas, principalmente no que tange à segurança de máquinas (NR-12). Muitos subprocessos podem ser automatizados como:

  • Máquinas de usinagem
  • Máquinas de corte e prensa
  • Sistemas de montagem e embalagem
  • Robôs e manipuladores industriais
  • Sistemas de estocagem e inventário
  • Sistemas de inspeção e qualidade
  • Esteiras de transporte

A Yukon tem experiência em projetos para essas indústrias e possui cases de sucesso interessantes.

A indústria de manufatura apresenta muitas normas relacionadas à seguranças de máquinas (NR-12) que podem ser automatizadas com projetos de automação eficazes.

Casos de Sucesso

Automação da Máquina Olivotto – Rio de Janiero – RJ  (2002-2003)

Este projeto envolveu o fornecimento de CLP’s da Rockwell ControlLogix e SLC 500, dos Sistemas de Controle de Movimento Motion Control, além do sistema de supervisão Fix 32.

A Yukon foi responsável pelo desenvolvimento do aplicativo dos CLP’s, Motion Control e software de supervisão Fix 32, testes, partida e operação assistida do sistema de supervisão e controle da Máquina Olivotto (garrafas de vidro).

Instrumentação e Controle das Linhas e Fluidos da Máquina APV – Rio de Janeiro – RJ (2001 – 2002)

Este serviço comportou o fornecimento de instrumentos e equipamentos para a execução dos serviços de detalhamento do projeto de automação e controle das linhas de fluido de trabalho envolvidos na diluição da máquina APV (produção de filamentos), incluindo serviços de infra-estrutura e interligações elétricas, fornecimento de painel de CLP, desenvolvimento/implantação de lógicas e softwares para PLC (GE FANUC OCS –100) e sistema supervisório (Elipse).

Os serviços e produtos que foram fornecidos pela Yukon no projeto são os seguintes: Software de supervisão ELIPSE SCADA com capacidade de até 75 pontos, CLP GE Fanuc modelo OCS, fornecimento de instrumentos, serviço de integração do sistema, fornecimento de materiais e serviços de instalação e montagem, testes do sistema, treinamentos, partida / operação assistida, documentação.

Configuração do Software Supervisório FIX DMACS para a Unidade de Recuperação de Fumo – Uberlândia – MG (1997)


Configuração do software supervisório Fix DMACS versão 6.x, rodando em plataforma Windows NT, comunicando-se com um CLP Allen Bradley 5/80 via rede de controle DH+. Este sistema é responsável pela operação da Unidade de Recuperação de Fumo da Fábrica da Souza Cruz, localizada em Uberlândia – MG.

Dentre as tarefas executadas, incluem-se a elaboração de telas de sinóticos operacionais, da base de dados e da configuração do driver de comunicação com o CLP.

A Yukon atuou neste serviço como empresa subcontratada pela Engineering Sciences – EGS.